No dia 1 de abril decorreram as comemorações do 99º aniversário do Regimento de Infantaria Nº10 (RI10). Este dia festivo foi presidido pelo Comandante da Brigada de Reação Rápida, Major-General Cardoso Perestrelo, e contou com a participação do Presidente da Autarquia e de antigos Comandantes do Regimento, entre outras entidades.
Das comemorações relevam-se a cerimónia militar, que teve lugar no centro de Aveiro, a inauguração de um monumento militar que celebra a importância que a unidade e a instituição militar têm para a região, e uma demonstração de saltos em Paraquedas.
No seu discurso o Comandante, Coronel Almeida Sobreira, enalteceu o desempenho dos militares do RI10, destacando as missões cumpridas em teatros de guerra internacionais. Salientou ainda o empenho da Unidade, durante a deflagração de fogos florestais do ano transato, no âmbito das missões de apoio ao desenvolvimento e bem-estar das populações. Atestou o sucesso da politica de abertura do Regimento à sociedade, de que são prova os protocolos celebrados com as diversas instituições de ensino. Terminou saudando os militares do regimento com as palavras: «tenho o orgulho em dizer publicamente que são vocês, os meus Homens, que com o vosso trabalho e com a vossa devoção e serviço a Portugal, fazem jus, ao lema do antigo Corpo de Tropas Paraquedistas: “Honra-se a Pátria de tal Gente”».
Durante a tarde, no âmbito do “Regimento Portas Abertas”, decorreram algumas atividades, das quais se evidencia a demonstração de treino físico militar, tiro de precisão com armas de Airsoft, atividades desenvolvidas na torre multiatividades e as exposições dos 10 Anos do Afeganistão e de material das tropas Paraquedistas. As comemorações terminaram com uma demonstração de saltos em Paraquedas no Regimento, seguido da inauguração do Brevê dos Paraquedistas.

 

Aveiro 1abr17 Dia do RI10 644C

Pin It