A 15 de fevereiro de 2017, o Tenente-Coronel de Infantaria Paraquedista Vítor Manuel Rasteiro Fernandes assumiu as funções de Comandante do Batalhão de Formação do Regimento de Paraquedistas, ocupando o lugar anteriormente preenchido pelo TCor Inf Para Rui Gonçalves.

O TCor Inf Para, Rasteiro Fernandes, nasceu em Paris a 02 de Dezembro de 1970. Ingressou na Academia Militar concluindo a Licenciatura em Ciências Militares, na Especialidade de Infantaria em 1995. Detentor de inúmeros cursos militares destaca-se, Curso de Paraquedismo Militar, Curos de Operações Aeroterrestres, Curso de Instrutor de Paraquedismo e o Curso de Queda Livre militar.

Durante a sua carreira militar passou por diversas unidades do Exército, onde se destaca, Regimento de Infantaria Nº 15, Escola de Tropas Para-quedistas e o Estado-Maior da Brigada de Reação Rápida. Durante o seu percurso militar, como subalterno, desempenhou funções: Comandante de um Pelotão de Paraquedistas na Bósnia e Herzegovina, 11CPara/1ºBIAT ; Comandante de Pelotão de Morteiros, Comandante Pelotão de Reconhecimento, 2º Comandante de Companhia de Paraquedistas no 1ºBIPara e Instrutor de Paraquedismo, no BI/ETAT. Como Capitão foi Comandante de uma Companhia de Formação de Praças, Instrutor Chefe de Cursos de Paraquedismo BI/ETAT, Chefe do Destacamento de Operações de Bases de Partida e Oficial, ETAT e Oficial de Pessoal do 1BIPara. Como Oficial Superior foi Oficial de Logística, Oficial de Operações e 2º Comandante do 1BIPara, Oficial de Operações Correntes, Oficial de Operações Aeroterrestres e Chefe do G7 da BrigRR.

Participou em sete missões no âmbito das Forças Nacionais Destacadas. Na sua folha de serviços constam onze louvores, sendo seis atribuídos por Oficial General e diversas condecorações nacionais e estrangeiras, entre as quais se destacam a Medalha de Mérito da NATO, Medalha de Mérito do Estado do Kansas/EUA, Medalha D Afonso Henriques, duas Medalhas de Mérito Militar (3ª e 2ª Classe), duas Medalhas de Serviços Distintos, Grau Prata e a Ordem Militar de AVIS.

 

Na manhã de 15 de fevereiro de 2017 o Batalhão de Formação formou na Parada Alferes PQ Mota da Costa, para a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante, Tenente-coronel Rasteiro Fernandes. Após receber o Guião do Batalhão de Formação o Comandante de Batalhão proferiu algumas palavras para oficializar a sua tomada de posse perante os Homens que diariamente servem a pátria nesta Unidade.

 

RP Tomada de posse do CMDT do BAAT Ten Cor Prata Pinto 17Jan18 150

RP Tomada de posse do CMDT do BAAT Ten Cor Prata Pinto 17Jan18 150

RP Tomada de posse do CMDT do BAAT Ten Cor Prata Pinto 17Jan18 150

RP Tomada de posse do CMDT do BAAT Ten Cor Prata Pinto 17Jan18 150

RP Tomada de posse do CMDT do BAAT Ten Cor Prata Pinto 17Jan18 150

Pin It